sábado, 15 de novembro de 2008

A lógica do cisne negro

O que o sucesso do Google e o 11 de Setembro têm em comum ? Segundo Nassim Nicholas Taleb, nascido no Líbano e radicado nos EUA, atualmente decano de Ciências da Incerteza na Universidade de Massachusetts, também auto do best seller Iludido pelo acaso, os dois eventos são exemplos claros de um cisne negro.

Para Taleb, cisne negro é um evento imprevisível, impactante e que é a base de quase tudo sobre o mundo, da ascensão das religiões à vida pessoal. Em 'A lógica do cisne negro' (Editora Best Seller, 458 páginas) o autor retoma temas como sorte, incerteza, probabilidade e conhecimento. Nesta obra, o leitor aprenderá a tirar proveito de cisnes negros e ter outra visão de mundo.

Antes da descoberta da Austrália, as pessoas do Mundo Antigo estavam convencidas de que todos os cisnes eram brancos. Esta era uma crença inquestionável por ser absolutamente confirmada por evidências empíricas. Deparar-se com o primeiro cisne negro pode ter sido uma surpresa interessante para alguns ornitólogocos, mas não é aí que está a importância dessa história.

Essa história simplesmente ilustra uma limitação severa no aprendizado por meio de observações ou experiências e a fragilidade do nosso conhecimento. Uma única observação pode invalidar uma afirmação originada pela existência de milhões de cisnes brancos. Tudo que se precisa é de um único pássaro ou cisne negro.

Nenhum comentário: