sexta-feira, 10 de abril de 2009

Mística e Espiritualidade

A partir da Teologia da Libertação – que nos anos 70 abriu caminho para a aproximação entre fé e política – mística, espiritualidade (e religiosidade, em sentido amplo) passaram a ser consideradas experiência globalizante, que não desvincula espiritualidade e ação, ética e responsabilidade. Desde então, as palavras mística, evocando mistério, caráter incomunicável de uma realidade ou intenção, e espiritualidade, referida ao que não tem arrimo na vida material, têm sido associadas à experiência religiosa.

Os autores deste livro, Frei Betto e Leonardo Boff, estão entre os fundadores da Teologia da Libertação, ainda hoje referência para todos os interessados nas relações entre religião, ética e ação social. Nas últimas décadas, ambos se tornaram referências internacionais como militantes e intelectuais nas lutas pela transformação social de inspiração humanística e espiritual.

Em "Mística e Espiritualidade" (Editora Garamond, 208 páginas), eles articulam teologia, filosofia, antropologia, política e poética, temas candentes como o diálogo possível entre fé e ciência, o misticismo oriental, as relações entre os gêneros, o corpo e a sexualidade, as religiões afrobrasileiras.

"Mística e Espiritualidade" está em sua sexta edição e, desde 1994, vem atraindo multidões de leitores ao abordar com clareza e erudição os problemas atuais que marcam as vivências do cristianismo, da religião de modo geral, e de toda a humanidade entre os séculos XX e XXI. Trata-se de leitura fundamental para todos que desejam ampliar seus horizontes sobre a vida, a espiritualidade e o amor – a si mesmo, ao próximo, à natureza e a Deus

Nenhum comentário: