terça-feira, 12 de outubro de 2010

Os axiomas de Zurique

É curioso observar o quebra-cabeça que é a Suiça. Com uma área menor que a do estado do Rio de Janeiro, não possui um centímetro de litoral, sendo uma das terras mais pobres em minerais que se conhece. Quanto à agricultura, o clima e a topografia são inóspitos a quase tudo. Há trezentos anos a Suiça fica fora das guerras européias. Nesse tempo, não apareceu um invasor que realmente a quisesse.

Com tudo isso, os suiços estão entre as pessoas mais ricas do mundo. Como conseguem isto ? Segundo Max Gunther, autor de "Os axiomas de Zurique" (Editora Record, 155 páginas), a explicação está no fato de que os suiços são os investidores, especuladores e jogadores mais espertos do mundo.

Os axiomas de Zurique, conforme apresentado por Gunther, são regras e princípios, descritos na forma de 12 axiomas principais e 16 secundários, compilados a partir da experiência exitosa de um grupo de banqueiros e empresários suiços que obtiveram bastante lucro a partir de investimentos em várias frentes, incluindo ações, imóveis
, mercadorias e moedas.

Nenhum comentário: