segunda-feira, 3 de março de 2008

Um amor que vale a pena

De autoria de Max Lucado, “Aprenda a compartilhar um amor que vale a pena” (CPAD, 214 páginas) é mais uma excelente obra devocional cristã do pastor da igreja Oak Hills Church of Christ, em San Antonio Texas (EUA), e escritor consagrado com mais de 50 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.

A obra analisa a causa das dificuldades que o ser humano encontra em oferecer amor, aceitação, perdão, paciência e bondade para as pessoas. Para Lucado, a razão desse esforço, muitas vezes frustrante, é a falta de um primeiro passo essencial: sentir-se amado, de forma pessoal, poderosa e apaixonada por Deus. Esse é o tema do primeiro capítulo.

Os demais quinze capítulos do livro abordam as características do amor ágape, de acordo com a bela e profunda descrição feita pelo apóstolo Paulo (1 Co 13.4-7). Lucado nos lembra que somente Cristo é capaz oferecer o amor perfeito que

“... é paciente, é benigno; não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Bem no estilo de Lucado, o livro traz inúmeras histórias pessoais inspiradoras, enriquecidas com passagens bíblicas. Ao final, ainda apresenta um Guia de Estudos, elaborado por Steve Halidday.

Nenhum comentário: