quinta-feira, 22 de maio de 2008

Além da lógica

Estávamos numa reunião de trabalho, quando uma colega entra na sala e grita apavorada dizendo que o chão estava tremendo. Fiquei sem entender o que estava acontecendo. Só alguns minutos depois "caiu a ficha". Era um terromoto. Com epicentro na cidade de Sobral, interior do Ceará, os tremores alcançaram cerca de 4.2 e 3.9 graus na escala Richter e repercutiram aqui em Fortaleza, distante 233 quilômetros do ponto de origem do fenômeno.

Estão dizendo que outros tremores acontecerão. Mas esses já ocorridos foram suficientes para lembrar-me que o mundo está cada vez mais interligado. Eventos distantes podem perturbar nossa vida. Por isso, precisamos estar atentos para perceber além daquilo que parecem ser incidentes isolados e independentes. E, se possível, compreendê-los para melhor nos prepararmos para suas eventuais conseqüências.

“Além da lógica” (Summus Editorial, 270 páginas) poderá ajudá-lo nessa busca. De autoria Joseph O´Connor (autor, consultor e instrutor na área de Programação Neurolinguística – PNL) e Ian McDermott (consultor e diretor de treinamento do International Teaching Seminars – ITS), o livro trata da abordagem denominada pensamento sistêmico.

Pensamento Sistêmico é a quinta e mais importante disciplina divulgada na obra The fifth discipline, de Peter Senge, considerada um dos clássicos na área de aprendizagem organizacional. Como uma introdução ao tema,“Além da lógica” ajudará, por exemplo, na compreensão de como o bater das asas de uma borboleta em Miami pode provocar uma tempestade de granizo em Pequim. E, quem sabe, poderá auxiliar-nos também em descobrir o que fazer caso Sobral volte a tremer.

Nenhum comentário: