sábado, 10 de maio de 2008

Seis lições para os meus filhos

Procuro sempre lembrar aos meus filhos que não tenho herança para deixar. Alerto para não contarem com qualquer tipo de patrimônio ou bens materiais que possam facilitar a vida deles. Se há algum legado com que eles podem contar é a educação que procuro oferecer-lhes e um testemunho pessoal pautado em valores éticos e humanos.

Se você é pai ou mãe, sugiro que faça o mesmo. Qualquer facilidade a mais na etapa de formação de nossos filhos representará um maior despreparo deles lá na frente. Mesmo que você disponha de muita riqueza para deixar, cuide para que eles “sejam” a fim de que saibam “ter”. E isso certamente começa pelo exemplo pessoal que eles venham a enxergar em seus próprios pais.

“Seis lições para os meus filhos” (Editora Larousse, 159 páginas) poderá ajudá-lo a refletir mais sobre esse tema tão importante, talvez o mais valioso de nossas vidas. O livro é baseado na inspiradora história de Joe Massengale. Nascido e criado em condições de extrema pobreza, incluindo a luta contra a discriminação racial, Joe é hoje um empresário bem sucedido, morando em Beverly Hills, na Califórnia (EUA).

Como o título resume, a maior riqueza de “Seis lições para os meus filhos”, entretanto, são as lições que a vida ensinou a Joe, em especial aquelas que seu pai Hugh lhe ofereceu e que compartilhou com seus filhos. No livro, cada um deles faz suas observações, mostrando como colocaram em prática esses valores simples, mas de extrema importância:

1. Confiança – Acredite em si próprio, e as outras pessoas também o farão;

2. Perseverança – Encontre a energia para continuar tentando, não importa quanto já tenha se esforçado antes;

3. Amor-próprio – O amor-próprio é um compromisso com sua família e – o mais importante – com você;

4. Determinação – Aprenda com suas vitórias, mas preste atenção também ao que os reveses têm a lhe ensinar;

5. Destemor – O medo permanentemente em busca de falhas na estrutura que você está construindo; conserve a solidez de sua posição;

6. Foco – Você é livre para ser a pessoa que quiser; mas tem de trabalhar para isso.

Nenhum comentário: