segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O grande abismo

Em O grande abismo (Editora Vida, 147 páginas), C. S. Lewis, um dos gigantes intelectuais do século XX e um dos mais influentes escriores cristãos, vale-se mais uma vez de seu incomparável talento para fábulas e alegorias. Em sonho, o escritor-narrador pega um ônibus numa tarde chuvosa e dá início a uma viagem inacreditável, atravessando Céu e Inferno.

No caminho, encontra-se com seres sobrenaturais, que fogem a tudo que ele já vira, e chega a conclusões significativas sobre as conseqüências inevitáveis do comportamento humano. É o ponto de partida para uma profunda
reflexão sobre o bem e o mal. Nas palavras de Lewis: "Se insistimos em conservar o Inferno (ou mesmo a Terra) não veremos o Céu; se quisermos o Céu, não guardaremos a menor, nem a mais familiar recordação do que seja o Inferno."

Em
O grande abismo, C. S. Lewis compartilha reflexões que se destinam a fazer-nos pensar que as decisões que tomamos nesta vida terão de um modo ou de outro repercussões no futuro. O que fazemos ou deixamos de fazer terá consequências na eternidade. Mais uma vez, é Lewis quem afirma: "No mundo há dois tipos de pessoas: as que, em submissão e amor, dizem a Deus "Seja feita a Tua vontade", e aquelas a quem o próprio Deus diz: "seja feita a sua vontade".

Nenhum comentário: