sábado, 19 de abril de 2008

Escrever melhor

Sempre estive ligado à escrita. Na escola, freqüentemente, o grande prazer era desenvolver um tema e escrever a última frase dentro do limite de linhas estabelecido. Ao longo de mais de 30 anos de vida profissional, não foi diferente. As inúmeras atividades exercidas têm demandado, cada vez mais, o ofício de escrever.

No início de 2008, algo de inusitado aconteceu. Bateu uma vontade enorme de escrever por prazer. Completamente espontâneo. Nada de tarefas escolares. Sem exigências profissionais. Somente o deleite de registrar pensamentos e experiências do cotidiano. E, se possível, compartilhar algo relevante também para outras pessoas.

A leitura de “Escrever melhor” (Editora Contexto, 221 páginas) veio como um passo na preparação do novo hobby. O livro é de autoria de Dad Squarisi (editoria de opinião do jornal Correio Braziliense, comentarista da TV Brasília e professora de edição de textos do Centro Universitário de Brasília) e de Arlete Salvador (jornalista com atuação em alguns prestigiosos órgãos de imprensa do país, como a revista Veja e os jornais O Estado de São Paulo e Correio Braziliense).

Dad e Arlete nos guiam na arte de ourives do texto. Escrever exige inspiração, porém muito mais transpiração. O texto, como o diamante, só brilha depois de muito apanhar. Nesse sentido, passar a limpo é a segunda etapa do processo de criação de qualquer material escrito. E a primeira dica é tornar a frase objetiva e clara, deixando-a mais curta com o uso de pontos.

Nenhum comentário: