sábado, 12 de abril de 2008

Os seis chapéus do pensamento

Boa parte de nossas vidas passamos em reuniões. Pior do que isso é constatar que a maioria é improdutiva e desperdiçam nosso precioso tempo. Se você trabalha numa grande empresa, onde tudo se discute e define nesses encontros, sabe do que estou falando. Por isso, precisamos fazer algo para melhorar a qualidade das reuniões que participamos.

“Os seis chapéus do pensamento” (Editora Sextante, 191 páginas) poderá lhe ajudar. O livro é de Edward de Bono, médico, psicólogo, professor das universidades de Oxford, Cambridge, Londres e Harvard, além de autor renomado de mais de 62 livros traduzidos para 37 idiomas, dentre eles “Pensamento Paralelo” e “O uso do pensamento lateral”.

Em “Os seis chapéus do pensamento”, o professor De Bono apresenta o método mundialmente consagrado de tornar o debate de idéias mais organizado, rápido e produtivo. A cor de cada um dos chapéus utilizado no método simboliza um modo de pensar específico que guia as pessoas até a conclusão da análise que pretendem fazer.

Estou começando a utilizar o método dos Seis Chapéus do Pensamento. Nesse início, já constatei que, ao usarem simultaneamente o mesmo chapéu, as pessoas olham para o problema com o mesmo enfoque e expõem suas idéias de modo construtivo e sinérgico, de acordo com o que cada cor estabelece:

1. Chapéu branco – Objetividade e neutralidade; mostra fatos e números;
2. Chapéu vermelho – Sentimentos e intuição; apresenta a visão emocional;
3. Chapéu preto – Cautela e espírito crítico; aponta os riscos de uma idéia;
4. Chapéu amarelo – Otimismo e esperança; revela o pensamento positivo;
5. Chapéu verde – Crescimento fértil; sugere criatividade e mudanças;
6. Chapéu azul – Visão geral; refere-se à reflexão sobre o próprio pensamento.

Nenhum comentário: