sábado, 26 de abril de 2008

Sucesso sem esforço

O título é esse mesmo que você está vendo. Reconheço que é difícil aceitar algo diferente da necessidade de muito trabalho para explicar o caminho do sucesso. Peço que, por um momento, suspenda qualquer julgamento. O fato de que nunca experimentamos ou chegamos a ver algo não significa que é inverossímil.

“Sucesso sem esforço” (Editora Cultrix, 216 páginas) é de autoria de Fred Gratzon (empresário e, como ele próprio afirma, o homem mais preguiçoso dos EUA) e de Lawrence Sheaff (pintor, designer gráfico, arquiteto e filósofo), responsável pelas criativas ilustrações do livro cuja abertura avisa: “cuidado, este livro contém idéias que podem ser prejudiciais ao seu modo de vida atual”.

Gratzon defende que devemos encarar o trabalho como algo que é absorvente, inspira paixão e é divertido. Somente assim haverá comprometimento. E quanto maior o comprometimento, mais profundo e poderoso será o conhecimento adquirido, chave para a descoberta de soluções inteligentes para os problemas e melhor aproveitamento das oportunidades.

Em alguns instantes, “Sucesso sem esforço” é provocador. Leva-nos a refletir sobre qual será nossa vocação na vida. Por vocação, entenda-se aquilo que oferece os meios para maior crescimento, sucesso e felicidade possíveis de uma pessoa. Além de ser o caminho pelo qual alguém oferece sua maior contribuição para o mundo.

A motivação e as idéias principais da obra são reveladas no último capítulo. Fred Gratzon, por volta de 1968, teve um encontro com o Yogue Maharishi Mahesh e ficou profundamente interessado em conhecer a técnica denominada de Meditação Transcendental, divulgada pelo guru indiano, da qual a partir dali se tornaria um praticante e propagador.

Nenhum comentário: