domingo, 13 de julho de 2008

A renovação do coração

Assim como um iceberg, cuja parte que não vemos determina o curso do que enxergamos, o ser humano vive do coração. A parte de nós que impulsiona e organiza nossa vida não é a física. Você e eu possuímos no interior um espírito que foi formado. Ele adquiriu um caráter específico. Isso é válido para todos.

Nossa vida e nossa percepção do mundo agora e no futuro são quase totalmente simples resultado do que nos tornamos na profundeza do ser (espírito, vontade ou coração). De lá vemos o mundo e interpretamos a realidade, fazemos escolhas, partimos para a ação, tentamos mudar o mundo. Vivemos dessa profundidade – a maior parte da qual não compreendemos.

É por isso que em “A renovação do coração” (Editora Mundo Cristão, 308 páginas), Dallas Willard, teólogo, professor da Escola de Filosofia da Universidade do Sul da Califórnia e graduado em Psicologia pela Faculdade William Jewell e em Filosofia e Religião pela Universidade Bailor, onde fez doutorado, defende a necessidade urgente da “transformação do espírito”, um processo divino por meio do qual cada elemento do ser humano se harmoniza com a vontade do Criador.

Em linguagem objetiva, e ainda repleta de sensibilidade, o também autor de A Grande Omissão vasculha os processos e os componentes da natureza humana para propor um discipulado pessoal e o enfretamento sem rodeios à autenticidade da fé. O resultado, segundo ele, fica patente “quando todas as partes essenciais do ser humano são efetivamente organizadas em função de Deus, e por ele restauradas e sustentadas”.

Nenhum comentário: