segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A arte da guerra

Em 1972, arquéologos chineses encontraram fragmentos do livro A Arte da Guerra, datados da dinastia Sung (960 - 1280), que completavam a obra e compunham a versão completa e atual do mais sábio tratado militar da história da humanidade, publicada nesta nova edição da Editora Jardim dos Livros, com tradução do chinês.

A Arte da Guerra é um dos clássicos mais influentes do pensamento oriental sobre estratégia. Esta é a edição completa, adaptada por Nikko Bushidô, contendo os ensinamentos do general chinês Sun Tzu através dos treze capítulos originais, que há cerca de 2500 anos influencia o mundo dos negócios.

Pouco se sabe sobre o general Sun Tzu. Provavelmente viveu entre 544 e 496 a.C. Época em que os grandes estados passaram a se organizar de maneira permanente, surgindo a arte de estratégias e de táticas militares. A guerra na China atingia a maioridade e a supremacia tornando-se uma nação relevante e desafiadora por muitas centenas de anos

Baseado em sua experiência militar e no conhecimento do contexto político-econômico em que viveu, Sun Tzu desenvolveu o livro
A Arte da Guerra, obra que traduz a excelência conquistada na prática a partir dos resultados positivos alcançados pelo próprio general, forjando um dos maiores e mais aclamados tratados de guerra de todos os tempos.

Dentre suas inúmeras lições ao longo dos treze capítulo desta versão original, Mestre Sun, um dos maiores ícones da estratégia de guerra nos últimos 2.500 anos, disse: "Em batalhas, quaisquer que sejam os resultados, o gosto será sempre amargo, mesmo para os vencedores. Portanto, a guerra deve ser a última solução e só deve ser travada quando não existir outra saída."

Nenhum comentário: