sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

A arte de superar problemas

"A arte de superar problemas" (Editora Thomas Nelson Brasil, 213 páginas) é de autoria de Charles Stanley, com mais de quarenta títulos publicados, teólogo e pastor da Primeira Igreja Batista de Atlanta, Geórgia (EUA), além de líder do ministério In Touch, com programas em rádio e TV transmitidos para todo os EUA e produzido em mais de 59 idiomas, alcançando todos os continentes.

O livro aborda um tema muito relevante atualmente: a adversidade. É notório como hoje em dia muitos cristãos possuem uma visão completamente distorcida das dificuldades nas suas vidas. Por isso, é oportuna a leitura de uma obra como a de Charles Stanley, com fundamentação bíblica e riqueza de exemplos envolvendo experiências pessoais e de irmãos para os quais teve oportunidade de aconselhar em seu ministério.


Charles Stanley afirma que Deus não é a única fonte das adversidades. Muitas vezes as adversidades surgem como resultado de nossas próprias atitudes, motivadas pelo pecado. O próprio Satanás também é uma terceira fonte para a adversidade. Porém, muito mais importante do que a fonte da adversidade é a reação diante dela.


Stanley chega à conclusão de que a adversidade é o instrumento mais eficaz de Deus para o crescimento espiritual de seus filhos. Por isso, dentre outros motivos, Deus permite a adversidade em nossas vidas para:
1) conseguir nossa atenção; 2) nos lembrar de seu grande amor, através da disciplina; 3) de sondar nosso mais profundo interior; 4) vencer o nosso orgulho; 5) nos levar a confiar em Sua força; 6) mostrar a Sua fidelidade e aumentar a nossa fé; 7) nos capacitar para consolarmos outras pessoas; 8) crucificar nosso ego.

Nos últimos capítulos do livro, Charles Stanley compartilha descobertas que o apóstolo Paulo fez a partir das adversidades que encontrou e relaciona as atitudes que o cristão deve adotar como reação às adversidades, de modo que o nome de Deus seja glorificado.


Vale a pena conferir !

Nenhum comentário: