quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Os segredos da mente milionária

Venho de uma família, pelo lado paterno, que possui um incrível dom para trabalhar em seus próprios negócios. Cresci vendo avô, pai, tios e primos empreendendo no ramo de panificação, gastronômico e serviços. Sou um dos poucos que tomou o rumo de ser empregado. Considerando que há mais de trinta e um anos, como dizem meus parentes, “trabalho para os outros”, chego a ser um estranho nesse ninho de empreendedores.

Mas algo que nunca consegui entender direito foi por que, a despeito da inegável competência que minha parentela tinha para a atividade comercial, muito deles não estão numa situação financeira confortável. À exceção de poucos, é incrível como a maioria seguiu uma trajetória que, com a mesma velocidade que conseguia ganhar dinheiro, também gastava.

Fico pensando nas razões para isso. Parece que a necessidade de saber ganhar dinheiro é tão importante quanto estar preparado para administrá-lo corretamente. E isso, como se sabe, só acontece a partir de um esforço de crescimento no plano pessoal. Em outras palavras, para TER você precisa SER. Caso contrário, se tornará muito difícil manter ou até aumentar o que se tem.

Esse também é um dos princípios que estão no “Os segredos da mente milionária” (Editora Sextante, 176 páginas), de autoria de Harv Eker, dirigente da empresa de treinamento pessoal Peak Potential Training, nos Estados Unidados, tendo realizado seminários e cursos sobre o assunto para mais de 500 mil pessoas.

Para os mais céticos, logo no início do livro Harv relata sua própria experiência, de falido a milionário em apenas dois anos e meio, asseverando que os princípios que ensina aconteceram na sua vida e na de milhares de pessoas que participaram de seus seminários.

A obra é divida em duas partes. Na primeira, Eker expõe o que chama de Processo de Manifestação: pensamentos conduzem a sentimentos; sentimentos conduzem a ações; ações conduzem a resultados. Daí a importância de revermos nosso modelo mental em relação à questão financeira, substituindo idéias arraigadas que prejudicam nosso desempenho nessa área.

Na segunda parte do livro, Harv Eker relaciona seus 17 arquivos de riqueza que, na visão do autor, são os princípios que distinguem as pessoas com maestria na arte de ganhar dinheiro daquelas, como a maioria de nós, que ainda precisam se desenvolver bastante nessa área tão importante para nossas vidas.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito legal! parabéns,pastor canito.

fernanda gurgel