sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Supremacia de Deus na pregação


O livro (Edições Vida Nova, 107 páginas) é de autoria de John Piper, pastor, desde 1980, da Igreja Batista Bethlehem, em Minneapolis, Minesota (EUA), tendo publicado mais de 30 livros em seus vinte e oito anos como escritor.

A obra é dividida em duas partes. Na primeira (Por que Deus deveria ser supremo na pregação), John descreve o alvo (a glória de Deus), a base (a cruz de Cristo) e o dom da pregação (o poder do Espírito Santo). Fala, ainda, da seriedade e da alegria como componentes essenciais da pregação.


A segunda parte do livro (Como tornar Deus supremo na pregação) é dedicada a reproduzir orientações com base no ministério do grande pregador do século XVIII Jonathan Edwards: mantenha Deus no centro (a vida de Edwards), submeta-se à doce soberania (a teologia de Edwards) e torne Deus supremo (a pregação de Edwards).


Ao comentar sobre a pregação de Jonathan Edwards, John Piper identifica dez características que são apresentadas como desafios para a prédica atual:

1. Desperte sentimentos santos (ódio para com o pecado, medo de desagradar a Deus, esperança nas promessas de Deus, contentamento na comunhão com Deus, desejo pela revelação final do Filho de Deus, exultação na redenção que efetuou, tristeza e contrição por falhas no amor, gratidão por benefícios imerecidos, zelos pelos desígnios de Deus e fome de justiça);

2. Ilumine a mente;

3. Sature com as Escrituras;

4. Empregue analogias e imagens;

5. Use ameaças e advertências;

6. Peça uma resposta;

7. Sonde as operações do coração;

8. Submeta-se ao Espírito Santo em oração;

9. Tenha um coração quebrantado e compassivo; e

10. Seja intenso.


Na conclusão, John Piper retoma o tema que é a essência de seu ministério: a glória de Deus. Para ele, é o coração daquilo que os apóstolos pregavam (2 Co 4.6). É o alvo de tudo aquilo que o cristão faz (1 Co 10.31). É o foco de toda esperança cristã (Rm 5.2). É a ânsia do coração de cada ser humano (Ex 33.18).


Vale a pena conferir !

Nenhum comentário: