sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Presença - Propósito Humano e o Campo do Futuro

O livro (Editora Cultrix, 254 páginas) é resultado de diálogos convergentes, a partir de experiências e resultados de trabalhos realizados por:
1. Peter Senge - professor no Massachusetts Institute of Technology (MIT), fundador da SoL, conhecido pioneiro, teórico, escritor na área de inovação administrativa e autor do aclamado livro A Quinta Disciplina: Arte, Teoria e Prática da Organização da Aprendizagem;

2. C. Otto Sharmer - professor na Sloan School of Management do MIT, professor-visitante da Helsinki School of Economics, pesquisador de assuntos internacionais e autor de Theory U: Leading from the Emerging Future;

3. Joseph Jaworkski - presidente da Generon Consulting, co-fundador da Global Leadership Initiative e autor de Synchronicity: The Inner Path of Leadership, livro dos mais aclamados pela crítica; e

4. Betty Sue Flowers - diretora da Johnson Presidential Library e Museum, tendo sido professora de inglês na University of Texas, em Austin, e consultora de negócios internacionais.


Cabe esclarecer que a SoL (The society for Organizational Learning Inc.) é um desdobramento do antigo Centro para a Aprendizagem Organizacional do MIT, sendo uma organização internacional sem fins lucrativos que conecta pesquisadores, organizações e consultores em mais de trinta países, na construção do conhecimento para uma mudança sistêmica (www.solonline.org).


Para definição do tema-título do livro, os autores chegaram à conclusão de que a capacidade essencial requerida para se ter acesso ao campo do futuro é a presença. Primeiro, estando consciente e atento ao momento atual. Depois, no ato de ouvir com intensidade, de rejeitar os preconceitos e formas históricas de emprestar sentido às coisas.

Tais aspectos da presença conduzem a um "abrir-se para receber", de participação consciente num campo mais vasto de mudança. Quando tal acontece, o campo muda e as forças modeladoras de uma situação deixam de recriar o passado para manifestar ou materializar o futuro.


Trata-se de uma leitura instigante. Confira !

Nenhum comentário: