sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O aplauso do céu

É muito bom começar o ano revendo aquilo que é básico em nossa fé. A leitura de "O aplauso do céu" (United Press, 192 páginas) me permitiu isso. O livro é do consagrado Max Lucado, atualmente pastor na igreja de Oak Hills, em San Antonio, Texas (EUA).

O livro apresenta as bem-aventuranças, que constituem a introdução ao Sermão do Monte, por meio de metáforas da vida cotidiana. Alguns personagens bíblicos também são mencionados, tornando ainda mais relevante os ensinos proferidos por Jesus.


Segundo Lucado, Mateus 5 registra uma reconstrução radical operada por Deus.

Primeiro, reconhecemos nossa necessidade (somos humildes de espírito). Depois, nos arrependemos de nossa auto-suficiência (choramos). Desistimos de depender de nós mesmos e entregamos o controle a Deus (somos mansos). Somos tão gratos por sua presença que desemos tê-la cada vez mais em nossa vida (sentimos fome e sede).

À medida que nos aproximamos dEle, nos tornamos mais semelhantes a Ele.


Perdoamos os outros (somos misericordiosos). Mudamos nossa aparência (somos puro de coração). Amamos o próximo (somos pacificadores). Sofremos injustiças (somos perseguidos).


Não se trata de mudança casual de atitude. É a demolição da velha estrutura e a criação de outra nova. Quanto mais radical for a mudança, maior será a alegria. E isso é digno de todo esforço, pois é a alegria de Deus.


A decisão é inteiramente sua. Quer arriscar ?


Então, confira !

Nenhum comentário: